A IMPORTÂNCIA DO TEATRO NA EDUCAÇÃO
Teresinha Corrêa Narciso
A nossa realidade no ensino da Arte:
* As Artes ainda são contempladas sem a atenção necessária por parte dos responsáveis pela elaboração dos conteúdos programáticos dos cursos de formação de professores alfabetizadores e das propostas curriculares para a educação infantil e o ensino fundamental no Brasil. O ensino da arte ainda e concebido por muitos como supérfluo, lazer ou mesmo um luxo.
* As justificativas para o ensino do teatro e das artes na educação escolar, inicialmente de caráter contextualista ou instrumental, passaram a destacar a contribuição singular das linguagens artísticas para o desenvolvimento cultural e o crescimento pessoal do ser humano.
Piaget e a representação simbólica:
Ao elaborar sua Teoria do Desenvolvimento Cognitivo, Piaget destacou a importância da emergência da função simbólica para o desenvolvimento intelectual do sujeito, examinando a formação do símbolo na criança.
Piaget dividiu em três partes sua investigação sobre formação da capacidade de representação simbólica na criança.
São elas:
*A gênese da Imitação
*O Desenvolvimento do Jogo Simbólico
*A representação cognitiva
Ao trabalhar com o teatro, a criança desenvolve estas três etapas. Trabalhando em grupo, com jogos socializados, em atitude de colaboração, favorecera ao Piaget chama de revolução coperniciana, onde o individuo passa de relação de dependência para a autonomia.
O jogo teatral instiga e faz emergir uma energia, do coletivo, pouco utilizada e quase esquecida. Teóricos enfatizam a importância do jogo no processo de aprendizagem na infância, desde Rousseau e Dewey a Piaget e Vygotsky. Para Viola Spolin, o jogo e mais do que uma atividade lúdica, ele constitui-se como cerne da manifestação da inteligência humana.
Através do jogo teatral estimulamos:
A oportunidade da criança exercer sua liberdade, respeito pelo outro e responsabilidade dentro da sala de aula e comunidade.
A experiência nasce do contato direto com o ambiente, por meio de envolvimento orgânico com ele. Isto significa envolvimento em todos os níveis intelectual, físico e intuitivo. A intuição e vital para a aprendizagem. Ela são pode ser sentida no momento da espontaneidade, quando estamos libertos para nos relacionarmos e agirmos.
As três essências do jogo teatral:
- Foco ou problema: o foco coloca o jogo em movimento
- Instrução: A instrução faz com que o foco seja mantido
- Avaliação: A avaliação não e julgamento. E a indagação se o problema proposto foi solucionado.
A Transformação:
"Impossíveis de serem captadas em palavras, as transformações parecem surgir do movimento físico e das trocas da energia em movimento entre os parceiros. A transformação ocorre não uma, mas diversas vezes.
Transformações são mágica teatral e uma parte do jogo."
Viola Spolin
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